Profecia na Tradição Védica

shiva06

Shiva

As Eras Proféticas na Tradição Védica

Segundo a tradição védica o mundo é governado pelos Avatares que em cada era possuem uma missão específica de revelação e guia espiritual da humanidade.

As Eras são denominadas de Kalpas ou Yugas. Deste modo são consideradas quatro Kalpas:

  • 1ª Kalpa Satya ou Krita (Sabedoria)( 1728000 anos): Era da pureza dos indivíduos ou Idade do Ouro com o aparecimento do 7º Manú (Noé ou Matsya) que anuncia o fim do ciclo  Neste período o Dharma  era totalmente cumprido (4/4).
  • 2ª Kalpa Tetra( 1296000 anos): O Dharma decai para ¾, a vida diminui começam as lutas e o ódio. Parasurama é o primeiro Avatar deste Kalpa.
  • 3ª Kalpa Dvapara (864000 anos): Neste Kalpa o Dharma decai para a metade 2/4. Surge Rama profeta e herói da Epopéia de Valmiqui o Ramayana.
  • 4ª Kalpa Kali (432000): A consciência do Dharma atinge ¼. É a atual Kalpa. Surge Krishna o 8º Avatar descrita na Epopéia O Mahabaharata onde se encontra o Gita e o 9º Avatar Gautama Shidarta o Buda. E para abrir um nova Era Kalki .Avatar.

Segundo Shoghi Effendi (1981)  Kalki refere-se a Bahá’u’lláh.

Profecia sobre Kalki Avatar:

Haverá monarcas contemporâneos reinando sobre a terra, reis de espírito mau e caráter violento, voltados à mentira e à perversidade. Farão matar mulheres, crianças e vacas; apoderar-se-ão dos bens de seus súditos; terão o poder limitado… suas vidas serão curtas, seus desejos insaciáveis…

Gentes de vários países, unindo-se a eles, seguirão o seu exemplo; e, sendo poderosos os bárbaros, sob a proteção dos príncipes, e afastadas as tribos puras, perecerá o povo. A riqueza e a piedade diminuirão dia a dia, até que o mundo se depravará por completo…

A classe será conferida unicamente pelos haveres, a riqueza será a única fonte de devoção; a paixão o único laço entre os sexos; a falsidade o único fator de êxito nos litígios; e as mulheres serão usadas como objeto de satisfação puramente sensual… A aparência externa será o único distintivo das diversas ordens de vida; a falta de honestidade o meio universal de subsistência; a fraqueza a causa da dependência; a liberalidade valerá como devoção; o homem que for rico será reputado puro; o consentimento mútuo substituirá o casamento, os ricos trajes constituirão a dignidade…

Assim, na Idade Kali a decadência prosseguirá sem detença, até que a raça humana se aproxime de seu aniquilamento. Quando o fim da Idade Kali estiver perto, descerá uma parte daquele ser divino que existe por Sua própria natureza espiritual, Kalki Avatar…

Ele restabelecerá a justiça sobre a terra; e as mentes dos que viverem até o fim do Kali Yuga serão despertadas, e serão tão diáfanas como cristal.

Os homens assim transformados… serão como sementes de seres humanos, e darão nascimento a uma raça que seguirá as leis da Idade Krita (Pureza)… (Vishnu Purana IV ) .

 

REFERÊNCIAS:

‘ABDU’L-BAHÁ. Palestras em Paris 1911, , trad. L.S. Armstrong & J. S. Oliveira, Rio de Janeiro: Ed. Bahá’í do Brasil, 1979.
____. Respostas a Algumas`Perguntas, trad. L.S. Armstrong & J. S. Oliveira, Moji Mirim : Ed. Bahá’í do Brasil, 2001.
AZEVEDO, M. N. O Pensamento do Extremo Oriente, São Paulo: Pensamento, 1980
BLAVATSKY, H. P. A Doutrina Secreta, vol 03, São Paulo: 1973
RABBANÍ, Shoghi Effendi. Presença de Deus., trad. L.S. Armstrong & J. S. Oliveira, Rio de Janeiro: Ed. Bahá’í do Brasil, 1981.