Escrituras Sagradas

Amor

HINDUÍSMO

Aquele homem que, guiado pelo afeto, respeita todas as criaturas imparcialmente, considerando-as dignas de serem acariciadas com afetuosa ajuda. Quem lhes oferece consolo e lhes dá alimento; quem se regozija com sua felicidade e se aflige com seus pesares jamais terá que sofrer misérias no mundo vindouro.

Mahabharata, 12, 298,36-37

 

Amor

BUDISMO

Jamais permitas que uma palavra nociva passe por teus lábios, mas suporta sempre com compaixão e boa vontade, sem ódio em teu coração; envolvendo o malfeitor em pensamentos radiantes de amor e começando, dali em diante, a envolver o mundo inteiro em pensamentos radiantes de amor.

Kakacupana Suta

 

Amor

ZOROASTRISMO

Possa a retidão encarnar nos fiéis com vitalidade e vigor. Possa o anjo do amor e da devoção morar em seu reino de luz.

Yasna 43, 16

 

Amor

JUDAÍSMO

O estrangeiro que habita convosco será para vós como um concidadão, e tu o amarás como a ti mesmo,…

Levítico 19, 34

 

Amor

CRISTIANISMO

Amarás ao Senhor teu Deus com todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento… Amarás teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas.

Mateus 22, 37-39-40

 

Amor

ISLAMISMO

Ó Senhor, concede-me o amor a Ti. Permite que possa amar a quem te ama. Permite-me fazer o que merece Teu amor. Faz com que Teu amor seja desejado por mim mais do que a mim mesmo, minha família ou minha riqueza.

Oração Tradicional

 

Amor

FÉ BAHÁ’Í

Agora é o tempo de alegrar e refrescar o deprimido com a brisa revigorante do amor e da associação fraternal, com as águas viventes da amizade e da benevolência.

Seleção dos Escritos de Bahá’u'lláh, V

 


 

Advento

HINDUÍSMO

Sempre que a justiça enfraquece e impera triunfante a iniquidade, dou nascimento a Mim mesmo, levantando-me assim de tempos em tempos para proteger os justos, abater os maus e restaurar a venerada Lei.

Bhagavad Gita IV, 7-8

 

Advento

BUDISMO

E o Bem-Aventurado replicou: ”Eu não sou o primeiro Buda que veio à terra, nem serei o último. Vim ensinar-vos a verdade e fundei sobre a terra o Reino da Verdade. Gautama Siddharta morrerá, mas Buda viverá, porque Buda não pode morrer… A verdade se estenderá e seu reino se espargirá por aproximadamente cinco mil anos. Então, por um momento, as nuvens do erro escurecerão a luz e, quando chegar o tempo, outro Buda se levantará e revelará mesma verdade eterna que Eu vos revelei."

Maitreya 1-13

 

Advento

ZOROASTRISMO

Na oração, mãos erguidas, peço a alegria de realizar tuas obras. Ó Mazda, Deus da Luz. Enfrentaremos com júbilo a prova do fogo todo-poderoso, a tua no dia da Ressurreição. Ó Mazda, teu fogo ágil e forte, a irradiar a alegria, a também punir e queimar. Até a última revolução do mundo, até sua Ressurreição, o mestre do erro não fará uma segunda vez morrer o mundo. Darás poder aos justos, no fim dos tempos. E apresentarei a teu fogo a oferenda de minha oração. Caminho para a luz com todas as forças de meu desejo…

Yasna – Gathas

 

Advento

JUDAÍSMO

Porque assim disse Iahweh dos exércitos. Ainda um pouco de tempo e Eu abalarei o céu, a terra, o mar e o continente. Abalarei todas as nações, então afluirão as riquezas de todas as nações; e eu encherei este Templo de glória, disse Iahweh dos Exércitos."

Ageu, 2 6-7

 

Advento

CRISTIANISMO

Tenho ainda muito avos dizer, mas não podeis agora compreender. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras.

João, 16, 12-13

 

Advento

ISLAMISMO

E recordai que, quando Deus aceitou a promessa dos profetas disse-lhes: ”Eis aqui o Livro e a sabedoria que vos entrego. Logo chegará um apóstolo que fortalecerá o que já tendes. Crede n’Ele e secundai-O !

Alcorão 3, 81

 

Advento

FÉ BAHÁ’Í

Juramos lealdade aquele que, no tempo de Mustagháth é destinado a tornar-se manifesto, bem como aqueles que virão após d'Ele, até o fim que não tem fim.. Reconhecemos na manifestação de cada um d'Eles, quer seja exterior ou interiormente, a manifestação de nenhum outro, sendo do próprio Deus…. Cada um d'Eles é um espelho de Deus que nada reflete, senão seu próprio Ser, sua beleza, seu poder e sua glória, se quiserdes compreender.

Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, XXX.

 


Justiça

HINDUÍSMO

Sendo, a justiça, infringida, é destrutiva; sendo, a justiça, protegida, é preservada. Por isso, a justiça não deveria ser infringida, a fim de que ela não nos destrua.

Leis de Manú, 8-15

 

Justiça

BUDISMO

Não é justo aquele que julga às pressas, ou usa da violência; o sábio serenamente considera o que é certo e o que é errado. Quem julga outrem não pela violência, mas com serenidade, conhecimento de causa e esclarecimento pela Doutrina, é guardião da verdade. Este, sim, merece o nome de justo.

Dhammapada, 256, 257

 

Justiça

ZOROASTRISMO

Dentre os princípios que foram estabelecidos, desde há muito tempo, existe este: ” Na eternidade, a iniquidade será vencida por meio da justiça.”

Yasna , 48, 1

 

Justiça

JUDAÍSMO

“Foi-te anunciado, ó homem, o que é bom, e o que Iahweh exige de ti: nada mais do que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus!”

Miquéias 6,8

 

Justiça

CRISTIANISMO

Não julgueis, para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgais, sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos.

Mateus 7, 1-2

 

Justiça

ISLAMISMO

Deus manda a justiça, a bondade e a caridade para com o próximo e proíbe a torpeza, o reprovável e a injustiça. Ele vos exorta para que vós reflitais.

Alcorão 16, 90

 

Justiça

FÉ BAHÁ’Í

Ó Filho do Espírito ! A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a justiça; não te desvie dela, se é que Me desejas, nem a descures, para que Eu em ti possa confiar.

…. Em verdade, a justiça, é Minha dádiva a ti e o Sinal de Minha misericórdia. Guarda-a, pois, ante teus olhos.

Palavras Ocultas Parte I, 2

 


Desprendimento

HINDUÍSMO

Aceita por igual o prazer e a dor, o ganho e a perda, o triunfo e a derrota e prepara-te para a, batalha. Assim, não cairás em pecado… Aquele que em nenhuma circunstância de sua vida se altera, nem se afeta pelos azares ou sorte; o que, com ânimo sereno e imperturbável, não se aflige na adversidade, nem se regozija quando a fortuna lhe sorri, descansa no supremo conhecimento.

Bhagavad Gita, Canto II, 38 e 57

 

Desprendimento

BUDISMO

Se o homem proclama pouco da escrita mas pratica os ensinamentos, descartando o ódio, o orgulho e os desejos veementes; se ele é verdadeiramente sábio e desprendido e não procura nada, nem agora nem mais adiante, seu destino está com os santos.

Dhammapada, 20

 

Desprendimento

ZOROASTRISMO

Embora seja penosa a tarefa; embora me cheguem pesares, Eu proclamarei Tua mensagem, que Tu dizes ser a melhor, a todos os seres humanos.

Yasna, 43, 11

 

Desprendimento

JUDAÍSMO

Confia em Iahweh e faze o bem, habita na terra e vive tranqüilo, coloca tua alegria em Iahweh e ele realizará os desejos do teu coração.

Entrega teu caminho a Iahweh confia nele, e ele agirá;…

Salmos 37, 3-5

 

Desprendimento

CRISTIANISMO

Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir?… Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus, 6, 31 e 33

 

Desprendimento

ISLAMISMO

Sê constante, porque tua perseverança só será com a ajuda de Deus; não te aflijas por eles nem te angusties por suas traições; porque Deus está com os tementes que são benfeitores.

Alcorão 16, 127-128

 

Desprendimento

FÉ BAHÁ’Í

Ó Meu Irmão ! Quando aquele que verdadeiramente deseja, resolve dar o passo da busca no caminho que conduz ao conhecimento do Ancião dos Dias, ele deve, antes de tudo, purificar seu coração,…

… que vestígio algum, seja de amor ou de ódio, nele permaneça, para que este amor não o incline cegamente ao erro, nem tampouco esse ódio o repila da verdade.

Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, CXXV

 


 

Unidade da Humanidade

HINDUÍSMO

Os homens justos estão geralmente angustiados pelos sofrimentos da humanidade. Isto, verdadeiramente, é a adoração suprema da pessoa, que é o espírito universal.

Bhagavata Purana, 8-7-4

 

Unidade da Humanidade

BUDISMO

Cultivando uma mente infinitamente amistosa, continuamente fortalecida, noite e dia, qualquer um pode infundir a bondade infinita através de todas as religiões.

Sutta Nipata, 507

 

Unidade da Humanidade

ZOROASTRISMO

Como pode um homem mortal desejar para outro mortal a aniquilação de seu corpo ou de sua alma, a morte de seus filhos ou de seus bens, se tem suficiente razão para reconhecer que é mortal?

Fragmentos , 8; Aogemáide, 48

 

Unidade da Humanidade

JUDAÍSMO

Não temos todos um único pai? Não foi um único Deus que nos criou? Por que, agimos perfidamente uns com os outros, violando a aliança de nossos pais?

Malaquias 2, 10

 

Unidade da Humanidade

CRISTIANISMO

Se de um princípio único fez todo o gênero humano para habitar sobre a superfície da terra….

Verifico que Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça, lhe é agradável.

Atos dos Apóstolos, 17,26; 10 , 34-35

 

Unidade da Humanidade

ISLAMISMO

No princípio, os povos constituirão uma só nação. Então, Deus enviou os Profetas como anunciadores e admoestadores e, em verdade, enviou com eles o Livro para dirimir as divergências entre o povo.

Alcorão 2, 213

 

Unidade da Humanidade

FÉ BAHÁ’Í

Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização destinada a evoluir para sempre. O Todo Poderoso dá-Me testemunho: Agir como os animais do campo é indigno do homem. Aquelas virtudes que convêm à sua dignidade são a tolerância, a misericórdia, a compaixão e a benevolência para com todos os povos e raças da terra.

Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, CIX

 


 

Unidade da Religião

HINDUÍSMO

As flores dos altares são de muitas variedades, porém a adoração é uma só. O objetivo de toda, a religião é encontrar Deus.

Vemana Padymula

 

Unidade da Religião

BUDISMO

Jamais penses ou digas que tua religião é a melhor. Jamais menosprezes a religião dos outros.

Éditos de Asoka

 

Unidade da Religião

ZOROASTRISMO

Se se reconhece que a religião de todos os Seres Sagrados é a verdade e Suas leis a virtude, e esta é ansiosamente desejada pelas criaturas, por que há na maior parte delas tantas seitas, tantas crenças e tantas invenções humanas?

Menóg-I-Khrád, 1, 16-17

 

Unidade da Religião

JUDAÍSMO

Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o Meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar.

Isaías 11, 9

 

Unidade da Religião

CRISTIANISMO

Eu sou o Bom Pastor; conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida por minhas ovelhas. Mas tenho outras ovelhas que não são deste aprisco: devo conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

João, 10, 14-16

 

Unidade da Religião

ISLAMISMO

E sabei que este vosso culto é único; e que Eu sou o vosso Senhor. Temei-me, pois ! Mas os povos se dividiram em diferentes seitas, e cada seita se consola com a sua. Deixa-os entregues à sua ignorância, até que lhes chegue seu destino.

Alcorão 23, 52-54

 

Unidade da Religião

FÉ BAHÁ’Í

O que o Senhor ordenou como o remédio soberano e o mais poderoso instrumento para a cura do mundo inteiro é a união de todos os seus povos numa Causa Universal, em uma Fé comum.

Seleções dos Escritos de Bahá'u'lláh, CXX